Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 6, 2011

"Penso que chegou a hora de mudarmos de maneira radical e profunda o modo de ver, entender e agir dos verdadeiros promotores e defensores do desenvolvimento pessoal, social e produtivo das novas gerações: crianças, adolescentes e jovens."

É com essa perspectiva de "ATAQUE" que o educador e defençor dos direitos de meninos e meninas, Prof. Antonio Carlos Gomes da Costa, definiu como deve ser a estratégia de todos que que acreditam na eficiência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). E crer nas palavras de tão sábio professor não é algo ao acaso.

Para quem não sabe, o Professor Antônio Carlos da Costa foi um dos colaboradores no processo de escrita do ECA, atuando de forma intensa junto ao Congresso Nacional para a a aprovação e sanção do então "novo estatuto social".

No último dia  04.03 no Estado de Minas gerais o pedagogo faleceu.

Como um de seus ultimos dizeres, escreveu um artigo para o Portal Pró Menino apontando quais são os desafios do ECA na próxima decada, haja vista o Estatuto completar no próximo dia 13 de julho, 21 anos de criação.


E é com a sabedoria deste exemplar educador que desejamos um ótimo final de semana à todos!

 ECA 2011 – 2020
Aprovado em 13 de julho de 1990, no ano passado…

Pró-DCA inicia formação dos adolescentes em conflito com a lei

Do Portal UNIPOP

O Programa de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes em Instituições Assistenciais e Judiciais do Estado do Pará (Pró-DCA), coordenado pelo Instituto Universidade Popular, vai iniciar na última semana de março, o processo formativo com meninos e meninas em cumprimento de medidas sócio-educativas. As primeiras oficinas acontecerão nos centros de internação e semi-liberdade da Funcap em Belém, para depois serem realizadas em Marabá e Santarém. O Pró-DCA é desenvolvido em parceria da SDDH, Sódireitos, Movimento República de Emaús, Cedeca/Emaús, Cedca, Fórum DCA, Famcos, União Européia e Christian Aid.

Segundo o coordenador do Programa, Max Costa, serão de dez a 20 jovens participarão do processo formativo, dentro de uma carga horária de 12 horas, distribuídas em quatro oficinas. “A partir da troca de experiência desenvolvida nos processos formativos, queremos contribuir para que os adolescentes transformem-se em protagonistas dos seus direitos. Para iss…

Pará está de fora de uma iniciativa muito importante para a integração da Amazônia

Vocês sabiam que em nossa região existe uma emissora totalmente dedicada as questões da Amazônia? Eu não sabia disso até ler agora ha pouco no Blog do professora Manuel Dutra  !!
E não digo somente do estereótipo criado pela questão ambiental, mas também assuntos relacionado ao meio urbano e social da nossa região. É a emissora de televisão Rede Amazônia!
E mais uma vez o Pará está de fora de uma ação que tenta promover a integração dos estados da Amazônia, ação tão importante para a promoção da nossa região.
Faço minhas as certeiras palavras do professor Dutra no texto logo abaixo publicado em seu blog!

Re-unir a Amazônia é preciso. Um bom começo seria pela comunicação.

___________________________
Os Estados da Amazônia vivem desconectados entre si, bem ao gosto dos esquemas nacionais de poder político e econômico, sobretudo o poder econômico centralizado em São Paulo. No Congresso, as bancadas da Amazônia mal se conhecem pelo nome, nada de projetos integrados em defesa conjunta dos inter…

Surge em Belém blog especializado em notícias sobre a Infância e Adolescência

Exatamente! A idéia foi minha! Nada que seja realmente inovador, mas nós que trabalhamos na defesa e promoção do Estatuto da Criança e do Adolescente sabemos que os meios de comunicação não dão espaço a tudo o que ocorre na área da infância em nossa cidade. O que vimos é muito mais notícias de crianças e adolescentes em conflito com a lei, já que é o fator da audiência a pressão maior!
Por exemplo: Entre uma pauta de oficina de capacitação para arte-educadores que trabalham em casas de internação para Medidas Sócio Educativas em meio fechado, e uma outra noticia sobre um adolescente que foi apreendido cometendo algum ato infracional, é claro que o segundo fato será o veiculado (ou transmitido, ou publicado, enfim). Mas isso não quer dizer que a primeira não seja importante, não é?
E é para dar espaço a essas "outras" tantas noticias que criei o Blog ECA na Amazônia!

Criei um perfil também no Twitter pra ele! é o @ecanaamazonia 


Quem está colaborando comigo também é o Jornalista Ma…

Palestra sobre saúde de Crianças e Adolescentes em relação a violência sexual nesta sexta em Belém

Com o tema que aborda a saúde da criança e do adolescente que sofrem abuso sexual, ou estão em situação de risco, a Secretaria Estadual de Saúde Pública  do Pará (SESPA) e o Comitê Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes realizam no próximo dia 11.03, às 8h, palestra com o Prof. Dr. Alessandro de Oliveira dos Santos na Escola de Governo em Belém (PA).
A palestra é sobre o artigo de sua autoria “Agravos à Saúde e Relacionamentos Afetivos Sexuais em Comunidades Anfitriãs do Turismo”, publicado no Livro Violência Sexual contra Crianças  e Adolescentes: Reflexões sobre Condutas, posicionamentos e práticas de enfrentamento.
Maiores informações e confirmação de participação ligar para 40064292; ou enviar e-mail para comiteestadualvs@gmail.com ou saude.adolescente@yahoo.com.br. 
A organização do evento avisa que são 50 vagas, sendo que 30 estão reservadas para representantes do comitê. Então fique esperto!!!
Serviço: Palestra “Agravos à Saúde e Relacionamentos Afet…

Em Maio Governo Federal lança pacto nacional pela proteção das crianças

Ao que parece a infância e adolescência terão maior atenção no Brasil. no que diz respeito a politicas públicas. A Ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, anunciou neste ultimo final de semana, durante desfile das escolas de samba mirins do Rio de Janeiro, que o Governo Federal lançará no próximo dia 18 de maio um pacto nacional visando a proteção de meninos e meninas.
A data escolhida não é a toa, afinal será o dia Nacional de combate à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, e segunda a Ministra já ha uma grande mobilização entre os ministerios para efetuar ações articuladas tendo como prioridade os cidadãos infanto-juvenis.
E vamos torcer para que no planejamento dessas ações o Governo Federal ponha em prática o Plano Decenal para a promoção de Crianças e Adolescentes, que tem principio a grande participação da sociedade de forma geral!
Luciana Kellen com informações do site DCI