Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 20, 2011

Abertas inscrições do Curso de Formação para Educadores Sociais do UNIPOP

Muitos educadores sociais buscam oportunidades de discutir e se orientar quanto a boas práticas pedagógicas a favor do trabalho comunitário. Para colaborar no aperfeiçoamento dessas práticas que o Instituto Universidade Popular (Unipop)  abre inscrições para o Curso Anual de Formação Sociopolítica.
O curso será fundamentado na arte-educação e tem como objetivo alcançar um público formado por educadores sociais, universitários, lideranças comunitárias e religiosas, e assim fortalecer as ações já desenvolvidas por essas representações sociais. 
Quem participar irá desenvolver atividades com diferentes temas, como por exemplo, a relação do Estado com a Sociedade, uma Amazônia mais integrada e as possibilidades estratégicas para estimular uma gestão participativa e democrática da sociedade. O curso custa uma taxa de R$25,00 e terá a duração de três meses, com inicio no próximo dia 21.03 sempre as segundas, quartas e sextas-feiras. Ao final haverá entrega de certificado aos participantes.
Ser…

As consequências ruins de se fazer versões regionais de grandes musicais americanos!!

Em uma conversa de fim de tarde com meus qridos companheiros da Rádio Margarida, regada pelo sempre bem vindo café, eis que tomo conhecimento que o musical norte americano "HAIRSPRAY" estava prestes a estreia na capital paraense. Aí pensei logo que seria a versão montada em São Paulo, com o Edson Celulari e toda aquela super produção que tanto sonho assistir!!
Foi quando ouvi "Nããããooo!! É uma versão daqui com a Lucinha Bastos no papel principal"
"O quê?!!", respondi com muito espanto! Não sei se ria ou lamentava. Ou fazia as duas coisas ao mesmo tempo.
Aí busquei informações "na nuvem" para saber mais, e então acho o cartaz do espetáculo.

Observem que a montagem tem grandes patrocinadores e que uma idéia dessas não se executa em um curto espaço de tempo. 
No site Belém WEB li que o espetáculo "nasce de uma grande vontade de cinco amigos que acreditam na potencialidade de artistas paraenses e que partem apenas dessa idéia como pretextopara const…

Unidade do Pró-Paz Integrado do IML em Belém voltará a funcionar

A coordenadora do Programa Pró-Paz Integrado, Eugênia Fonseca, falou durante a reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual no Pará na manhã de hoje, que a unidade do Programa no Instituto Médico Legal (IML) de Belém será re-inaugurada.

O espaço passa por reformas e tem previsão de ser re-aberto em 60 dias. Eugênia falou também que os profissionais que irão trabalhar na unidade do IML (entre psicólogos, assistentes sociais e técnicos peritos em casos de violência sexual, entre outros) serão deslocados de outras instituições governamentais de saúde, pelo menos por hora.

Só para lembrar, a Unidade do Programa Pró-Paz Integrado no IML-Belém foi desativada em 2007, durante o primeiro ano de gestão da ex-governadora Ana Júlia Carepa.

Luciana kellen para o @ecanaamazônia

Educação em tempo integral

Há muito tempo se discute uma forma para melhorar o rendimento escolar de meninos e meninas no país. Pensando nessa questão que o Governo Federal por meio do Ministério da Educação (MEC) criou o Programa Mais Educação . Criado em 2008 para reduzir as desigualdades educacionais, o Mais Educação oferece por meio de atividades pedagógicas, esportivas e culturais uma opção para melhorar o desenvolvimento educacional e o ambiente escolar, além de valorizar a diversidade cultural. O programa visa a ampliação de tempo, oportunidades educativas e compartilhar a tarefa de ensinar entre os profissionais da educação básica e de outras áreas, sob a coordenação da escola. Desta forma a  Educação Integral, amplia o universo de interesse e de possibilidades das crianças, adolescentes e jovens. No Pará o Mais Educação foi implantado logo no inicio em 2008 e atualmente conta com 96 municípios no programa. No inicio do mês foi realizada uma reunião entre o MEC e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc)

SDDH realiza "Café" com cinema para debater a Redução da Maioridade Penal

Com o objetivo de promover discussões sobre a  temática dos Direitos Humanos, a Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH) realiza na próxima sexta-feira, 25.02, às 18h, o "Café com Direitos Humanos". O evento será no auditório da instituição que pretende  estimular o debate em suas sessões por meio de filmes, documentários, textos, artigos acadêmicos e livros.
O primeiro "Café com Direitos Humanos" exibirá o documentário "Ônibus 174" (2002), dirigido pelo cineasta José Padilha, que aborda as problemáticas a cerca da criminalidade. Em seguida haverá uma Roda de Conversa que terá como tema "Contra a Redução da Maioridade Penal: Por quê?". O nome "Café com Direitos Humanos" é sugestivo e a organização irá servir café com biscoito na ocasião.
Sobre o documentário Ônibus 174 -  Uma investigação cuidadosa, baseada em imagens de arquivo, entrevistas e documentos oficiais. O incidente, que aconteceu em 12 de junho de 2000, foi film…

NOTA: Comitê de Enfrentamento a Violência Sexual no Pará realiza reunião de planejamento para 2011.

O Comitê Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, em parceria com a ONG Rádio Margarida, realiza nos próximos dias 22 e 23.02, a reunião para definir as ações estratégicas para o ano de 2011.
O Comitê é composto por instituições governamentais e não governamentais que tem como objetivo ações de articulação e mobilização ao enfrentamento da violência sexual no Pará, em uniformidade com o Comitê Nacional. Das reuniões do comitê surgiu o Plano de Enfrentamento Sexual Infanto-Juvenil, que tem como base o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A moderadora deste blog, @lucianakellen, irá participar da reunião e trará todas as novidades que este importante comitê definirá a partir de amanhã. Abaixo o convite enviado à imprensa e aos parceiros desta ação:


Luciana Kellen